Pão de leite delícia!



Nossa como a vida tá difícil, as coisas estão muito caras. Aqui na minha cidade o pãozinho de todo dia está custando em média de R$ 9,90 a R$ 12,00 o quilo. 

Ontem não tive dúvidas, parti para o pão caseiro, na versão de elite, que eu acho mais gostoso. A receita é da Tati do Panelaterapia, fácil de preparar, não requer muito trabalho: sova, deixa crescer, sova mais, deixa crescer novamente. Não gastei R$ 5,00 de material e renderam 15 pãezinhos.



Ingredientes

250 ml de leite morno (usei o semi-desnatado)  
2 ovos
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal (coloquei uma cheia, gosto mais salgadinho)
5 gramas de fermento biológico seco granulado, +/- um colher de sopa
40 ml de óleo 
1 colher rasa (sopa) de margarina
Farinha de trigo, ou o quanto baste, ontem usei 700 gramas

Eu uso a batedeira orbital para fazer pão, já a Tati prefere o liquidificador para fazer a mistura dos ingredientes, das duas maneiras dá certo. Misturo todos os ingredientes, na velocidade baixa, menos a farinha de trigo, essa eu vou acrescentando aos poucos conforme eu vou aumentando a velocidade, até a coitada não dar mais conta, aí eu parto pro braço, sovo até estar mais grudando na mão. Mas não precisei sovar muito, não! A massa é ótima e fica bem lisinha.

O pulo do gato deste pão, é que após sovar, é só dividir a massa em bolinhas ( a minha renderam 15), e já colocar na assadeira que vai assar, untada, para crescer até dobrar de tamanho. Eu coloco a assadeira dentro de um saco plastico, bem fechado, e coloco dentro do forno desligado. Aqui em Porto Alegre está muito úmido nessa época do ano (outono) então demorou 2 horas para crescer. Assei a 180º por 30 minutos para assar, poderia ter deixado menos tempo, a parte de baixo ficou mais crocante, mesmo assim, é muito fofinho, uma verdadeira delícia!

Na próxima vez, estou pensando em usar farinha integral, nesse caso eu gosto de usar meio-a-meio. Quando eu fizer volto posto aqui para te mostrar!


4 comentários:

  1. Que carinha linda! Quase deu para sentir o cheirinho daqui e fiquei com vontade de passar manteiga num pedacinho para provar.
    Com certeza, ficarão muito bons com farinha integral também!
    Realmente as coisas estão muito caras. Voltamos para a época que cada vez que entramos no mercado as coisas estão remarcadas... aff... acabaram com nosso país, de novo!

    Abraços esmagadores e feliz dia.
    Márcia.

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!
    Bem-vinda ao mundo das padeiras econômicas kkkk
    O pão por aqui (RJ) está com esse preço também.
    Tudo muito caro mesmo, voltou aquela fase de aumentos diários infelizmente.
    Bjssssss e parabéns pelo pãozinho delicioso

    ResponderExcluir
  3. Adorei, vou fazer.
    Deise

    ResponderExcluir
  4. Parece delicioso! Qualquer hora arrisco!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Adorei sua visita, volte outras vezes!
Obrigada!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...