Receita de Pão de forma Integral Caseiro

Hoje é dia de receita! 😋😋😋
Desde que comecei a fazer este pão não parei mais, ele é muito gostoso e prático. Tem um sabor neutro, vai bem puro, com manteiga, uma geleia (aqui no Sul chamamos de Chimia), requeijão, patê...

A receita rende dois pães, grandes. Após esfriar, fatio e congelo no freezer, mas você pode guarda-lo na geladeira enrolado num pano de prato, assim manterá a umidade. Na hora do café usamos a torradeira para descongelar fica como se tivesse saído do forno naquele momento. Não tem problema se a sua torradeira não tem esta função, ou se não possui uma. Use uma frigideira, ou panela de fundo largo: Aqueça a panela, borrife umas gotas de água, coloque o pão, tampe, espere um minuto, retire o pão, borrife mais um pouco de água e coloque o outro lado do pão, tampe e espere mais um minuto, esse processo é para descongelar o seu pão, renovando a textura, nem pensar em descongelar antes, vai ficar molhado e mole, aí só fazendo torrada.

               

Como tenho tendinite uso a batedeira orbital, com gancho para massas pesadas, para misturar e não precisar ficar sovando muito, reduzi o tempo de sova para 2 a 3 minutos, quando antes era necessário 10 minutos.
Bem vamos a Receita?!

Ingredientes
• 3 xícaras de farinha de trigo tipo 1
• 2 xícaras de farinha integral
• 2 colheres de sopa de açúcar
• 1 colher de chá de sal
• 1 pacote de 10g de fermento Biológico
• 1 xícara de água morna
• 3/4 de xícara de leite morno
• 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
***Cuidado com a temperatura dos líquidos, não pode ser muito quente para não queimar o fermento. Eu uso a técnica do ponto de mamadeira (temperatura quase fria, nunca passando da temperatura do leite que damos aos bebês)

Modo de Preparo
Na tigela da batedeira coloco o fermento, o açúcar e 1/4 de xícara da água morna, misturo bem e deixo descansando enquanto separo os outros ingredientes. Numa tigela a parte misturo bem as farinhas e o sal. Aqueço o leite junto com a aguá e a manteiga. Após esses passos o fermento já agiu, você saberá porque ele terá criado pequenas bolhas, não precisa fazer a esponja.

Começo a bater a mistura do fermento com água e o açúcar em velocidade baixa, e vou acrescentando a mistura de farinhas com sal aos poucos, colher por colher, intercalando com a mistura do leite, água e a manteiga em ponto morno. Conforme a massa vai ficando pesada vou aumento a velocidade, após tudo bem incorporado bato por 5 minutos em velocidade alta. Após coloco na bancada enfarinhada (com farinha de trigo) e sovo por uns 2 a 3 minutos, você vai sentir o ponto quando a massa não ficar mais grudando na mão. Mas cuidado para no processo da sova agregar muito farinha para o pão não ficar muito pesado.

Volto a massa para a tigela e tampo com um plástico, e deixo num lugar reservado por 1 hora, ou até dobrar de tamanho. Massa crescida, abro com as mãos na bancada, novamente enfarinhada, dando um formato retangular a ela, e divido em duas partes iguais. Enrolo cada parte como se fosse um rocambole (esse processo agrega ar a massa e ajuda no crescimento), coloco na forma de pão untada, prefiro azeite a óleo, ou manteiga porque esses deixam gosto na casca. Deixo crescer por mais uns 30 a 45 minutos, até dobrar de tamanho, nesse processo coloco cada forma dentro de uma sacola plastica limpa.

Asso em forno preaquecido por 15 minutos, temperatura a 180⁰ por 30 minutos, e eles ficam assim lindos, grandes e muito macios.


Você pode variar a receitando acrescentando a massa grãos e sementes, fica muito bom! Eu já inverti as farinhas, coloquei 2 xícaras de farinha de trigo para 3 de farinha integral, fica gostoso, mas neste caso o pão não cresce muito, porque a massa fica mais pesada. 

Se você fizer esse receita, me conta! 
Beijos e até a próxima! 

2 comentários:

  1. Delícia de pão .ADORO FAZER PÃES! e FICARAM LINDOS OS TEUS! VALEU! BJS, LINDO FDS! CHICA

    ResponderExcluir
  2. Adoro pão caseiro, mas estou cortando tudo que engorda...
    Bjs

    ResponderExcluir

Adorei sua visita, volte outras vezes!
Obrigada!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...